A imagem acima fez parte do projeto do governo Vargas de construir um bairro residencial na região da Praça Onze. Curiosamente, previa-se um obelisco para fazer contraponto com a Candelária, e hoje, próximo a esse ponto, encontra-se o monumento do Zumbi, de acordo com Foi um rio que passou. Como sabemos, nada aconteceu e, até o boom do final da primeira década de 2000, a região viveu um grande abandono, como nota-se na foto abaixo, da década de 1950. Aqui, imagem 1 e imagem 2.
Mostrando postagens com marcador Rio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 2 de junho de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Sonho suburbano
Projeto de setembro de 2009 do Estado do Rio de Janeiro para revitalização do cinema de Olaria, construído em 1920. Já saiu do papel? na consulta ao Google Street View, ainda não. Via O Melhor do Bairro.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
quinta-feira, 3 de março de 2011
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
domingo, 28 de novembro de 2010
Todos os olhos sobre o Rio
O trabalho de JR feito no Rio de Janeiro serve como alegoria para o que tem acontecido com a cidade este ano mas, mais particularmente, esta semana. Se já éramos assunto por conta do Maracanã na Copa, a trinca PAC-Porto-Olimpíadas e a permanência do campeonato brasileiro na cidade, agora temos a nossa própria guerra particular, acompanhada ao vivo pelos cidadãos fluminenses. Teremos, ao fim, o que celebrar? Imagem via Nerds Somos Nozes.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
À imagem e semelhança
Contemporâneos, os projetos da biblioteca americana Baton Rouge Downtown Library e do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, são muito parecidos. Aliás, esse é o... Bom, para tirar a dúvida, consultar o Blog do Arquito. Para saber mais sobre o concurso para o MIS, ver Brasil Arquitetura e Concurso de Projeto.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Caminho das águas
Projeto oferecido à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para tansporte pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Via Blog do Rafael Oliveira.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Arcos para o futuro
Projeto de revitalização do entorno dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Via Blog do Rafael Oliveira.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
A extinção dos botos da Guanabara
O boto carioca sumirá até 2050. De uma população de alguns milhares há até 50 anos, só restaram 40, de acordo com o monitoramento da Uerj. Os poucos que restam na Guanabara circulam pelo canal central de navegação e ficam pela manhã próximo da ilha de Paquetá, onde a navegação é reduzida e a poluição é menor. Pelo menos até a instalação de componentes industriais prevista para Itaguaí, que se juntará ao terminal de GNL perto de Paquetá e está em construção um outro de GLP, todos da Petrobras. Segundo a universidade, por maiores que sejam os cuidados ambientais, o aumento da navegação, da poluição industrial e sonora são fatores suficientes para afugentar os animais. Bom, depois que desaparecerem, quem precisará de royalties de petróleo para alguma coisa?
...
Dados da Folha. Cartaz de campanha da Petrobras sobre sua preocupação com a biodiversidade, Ads of the World.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
O espetacular crescimento metroviário carioca

Em mais uma demonstração de ousadia urbanística, o Estado do Rio de Janeiro iniciou o processo de construção da linha 4 do metrô que irá até a Barra da Tijuca. A ilustração acima é para comprovar que o nosso destino é nos tornarmos uma Paris tropical. Iniciada em 1900, as obras do metrô da capital francesa deram uma paradinha na década de 1940, quando tinham apenas 14 linhas e 332 estações. Assim como eles, também demos uma paradinha e, nesse exato momento, sonhamos com as linhas 3 e 4 até 2016! Já possuimos 34 estações, número próximo ao de Santiago do Chile, com 101. Justamente por isso, fica a pergunta: pra que trem-bala até o Aeroporto Tom Jobim? Os empresários interessados no projeto estão corretos, que deixem tudo para São Paulo.
Fotografia e informações parisienses via The Urban Earth. Informações sobe o metrô carioca e o trem-bala Rio-São Paulo, via O Globo de 21.03.10.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Urbanismo agressivo
...
sexta-feira, 9 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Lápide ecológica para as Cagarras
RAFAA Arquitetura & Design propôs uma torre auto-sustentável para o Jogos Olímpicos de 2016 a ser realizada no Rio de Janeiro. Apelidado Solar City Tower, a ideia é de que a arquitetura iria ajudar o Rio a iniciar um movimento global verde para o desenvolvimento sustentável das estruturas urbanas.
Via Inhabitat.
sábado, 20 de março de 2010
Efeito Orloff
quinta-feira, 4 de março de 2010
Sapucaí repaginada
Mais Brahma na Sapucaí. A cervejaria trocará antiga fábrica vizinha ao Sambódromo que é tutelada pelo Inepar e mais R$ 30 milhões por direito de construir 3 torres de 11 andares na região. Para a prefeitura, seria a oportunidade de adequar a avenida para a Olimpíada e, de quebra, ressuscitar o projeto original de Niemeyer. A Liesa, pelo que parece, não ficou muito satisfeita com a ampliação, pois a reforma implicaria na troca de camarotes por mais arquibancadas.
Mais detalhes em O Globo. Imagens são do projeto olímpico.
Assinar:
Postagens (Atom)




















