Mostrando postagens com marcador Rio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bairro-fantasma da Praça XI

A imagem acima fez parte do projeto do governo Vargas de construir um bairro residencial na região da Praça Onze. Curiosamente, previa-se um obelisco para fazer contraponto com a Candelária, e hoje, próximo a esse ponto, encontra-se o monumento do Zumbi, de acordo com Foi um rio que passou. Como sabemos, nada aconteceu e, até o boom do final da primeira década de 2000, a região viveu um grande abandono, como nota-se na foto abaixo, da década de 1950. Aqui, imagem 1 e imagem 2.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sonho suburbano

Projeto de setembro de 2009 do Estado do Rio de Janeiro para revitalização do cinema de Olaria, construído em 1920. Já saiu do papel? na consulta ao Google Street View, ainda não. Via O Melhor do Bairro.

domingo, 28 de novembro de 2010

Todos os olhos sobre o Rio

O trabalho de JR feito no Rio de Janeiro serve como alegoria para o que tem acontecido com a cidade este ano mas, mais particularmente, esta semana. Se já éramos assunto por conta do Maracanã na Copa, a trinca PAC-Porto-Olimpíadas e a permanência do campeonato brasileiro na cidade, agora temos a nossa própria guerra particular, acompanhada ao vivo pelos cidadãos fluminenses. Teremos, ao fim, o que celebrar? Imagem via Nerds Somos Nozes.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

À imagem e semelhança

Contemporâneos, os projetos da biblioteca americana Baton Rouge Downtown Library e do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, são muito parecidos. Aliás, esse é o... Bom, para tirar a dúvida, consultar o Blog do Arquito. Para saber mais sobre o concurso para o MIS, ver Brasil Arquitetura e Concurso de Projeto.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caminho das águas

Projeto oferecido à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para tansporte pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Via Blog do Rafael Oliveira.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A extinção dos botos da Guanabara

O boto carioca sumirá até 2050. De uma população de alguns milhares há até 50 anos, só restaram 40, de acordo com o monitoramento da Uerj. Os poucos que restam na Guanabara circulam pelo canal central de navegação e ficam pela manhã próximo da ilha de Paquetá, onde a navegação é reduzida e a poluição é menor. Pelo menos até a instalação de componentes industriais prevista para Itaguaí, que se juntará ao terminal de GNL perto de Paquetá e está em construção um outro de GLP, todos da Petrobras. Segundo a universidade, por maiores que sejam os cuidados ambientais, o aumento da navegação, da poluição industrial e sonora são fatores suficientes para afugentar os animais. Bom, depois que desaparecerem, quem precisará de royalties de petróleo para alguma coisa?
...
Dados da Folha. Cartaz de campanha da Petrobras sobre sua preocupação com a biodiversidade, Ads of the World.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O espetacular crescimento metroviário carioca

Em mais uma demonstração de ousadia urbanística, o Estado do Rio de Janeiro iniciou o processo de construção da linha 4 do metrô que irá até a Barra da Tijuca. A ilustração acima é para comprovar que o nosso destino é nos tornarmos uma Paris tropical. Iniciada em 1900, as obras do metrô da capital francesa deram uma paradinha na década de 1940, quando tinham apenas 14 linhas e 332 estações. Assim como eles, também demos uma paradinha e, nesse exato momento, sonhamos com as linhas 3 e 4 até 2016! Já possuimos 34 estações, número próximo ao de Santiago do Chile, com 101. Justamente por isso, fica a pergunta: pra que trem-bala até o Aeroporto Tom Jobim? Os empresários interessados no projeto estão corretos, que deixem tudo para São Paulo.
Fotografia e informações parisienses via The Urban Earth. Informações sobe o metrô carioca e o trem-bala Rio-São Paulo, via O Globo de 21.03.10.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Urbanismo agressivo

obelisco de ipanemaO cara começou atacando o obelisco,new-times-squareprometeu transformar a Rio Branco em Time Square, veneza carioca planejou transformar Vargem Grande em Veneza,CalatravaTirou o arquiteto superstar Calatrava pra dançar no Píer Mauá,Rio Applesondou a Apple para instalar uma megastore na cidade, BARREI~2 começou a construir os muros das linhas Vermelha, Amarela e Brasil,predio lapaapoiou a construção de espigões na Lapa,ied2e uma ou outra coisa a mais.

...


Agora, prepara remoções, mesmo que à força.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Lápide ecológica para as Cagarras

RAFAA Arquitetura & Design propôs uma torre auto-sustentável para o Jogos Olímpicos de 2016 a ser realizada no Rio de Janeiro. Apelidado Solar City Tower, a ideia é de que a arquitetura iria ajudar o Rio a iniciar um movimento global verde para o desenvolvimento sustentável das estruturas urbanas.
Via Inhabitat.

sábado, 20 de março de 2010

Efeito Orloff

Paris 1910 Podemos nos orgulhar. Conseguimos produzir nas grandes capitais do Brasil, em pleno século XXI, aquilo que Paris conseguia fazer no início do século XX, como comprovam os documentos da Bibliothèque Historique de la Vile de Paris expostos em fevereiro de 2010. A enchente da cidade em janeiro de 1910, pelo visto, não deve nada aos piscinões da Praça da Bandeira. Com o metrô chegando a Ipanema, o que faltará a cidade do Rio de Janeiro? Nosso Haussmann tropical, onde quer que esteja, deve estar realizado.
Via Photo. Sobre o efeito Orloff em relação ao trânsito, ver aqui.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sapucaí repaginada

 Rio2016_Sambódromo1 Rio2016_Sambódromo2  
Mais Brahma na Sapucaí. A cervejaria trocará antiga fábrica vizinha ao Sambódromo que é tutelada pelo Inepar e mais R$ 30 milhões por direito de construir 3 torres de 11 andares na região. Para a prefeitura, seria a oportunidade de adequar a avenida para a Olimpíada e, de quebra, ressuscitar o projeto original de Niemeyer. A Liesa, pelo que parece, não ficou muito satisfeita com a ampliação, pois a reforma implicaria na troca de camarotes por mais arquibancadas.
Mais detalhes em O Globo. Imagens são do projeto olímpico.