Mostrando postagens com marcador Carnaval. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carnaval. Mostrar todas as postagens

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alegria obrigatória

"
Eu entrava no período de carnaval em Santo Amaro com forte expectativa de acontecimentos grandiosos. Muitas vezes a animação vinha mesmo de fora para dentro. Conheci o carnaval do Rio antes de conhecer o de Salvador. Vi os clóvis em Guadalupe, os blocos de sujo na praça tão bonita de Marechal Hermes, os bate-bolas em volta do coreto de Quintino, o Bafo e o Cacique na vastidão da Avenida Central - que é como ainda por vezes chamávamos a Rio Branco.
Quando era menino, não ouvia queixas: parece que quem não gostava de carnaval se sentia na obrigação de respeitá-lo como um marco religioso. Depois, começando pela Bahia, a chiadeira começou. Quando o Rio chorava ter seu carnaval resumido ao Tafawa Balewa Square de Niemeyer e Darcy Ribeiro, os moradores residenciais não tinham do que reclamar. Agora que a cidade celebra o renascimento do carnaval de rua, ninguém dorme em Ipanema.
"
Caetano Veloso

...

Adaptação de texto publicado em O Globo de 26.02.12. A íntegra pode ser lida aqui.
Imagem com Creative Commons, Mídia Fora do Eixo.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O mundo é um pandeiro


"
O carnaval não deve ser visto como uma experiência de felicidade, mas sim como uma representação dela. Nas ruas e nos bailes, não estamos experimentando necessariamente a alegria que ali encenamos, mas expondo aquilo que ela podia representar em nossas vidas. Essa encenação revela nosso desejo mais profundo por ela, revela um projeto de alegria, a prova dos nove oswaldiana.
"
Cacá Diegues

...

Texto publicado em O Globo de 25.02.12. Para encontrá-lo na íntegra, aqui.
Imagem com creative commons de William Kitzinger.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sapucaí repaginada

 Rio2016_Sambódromo1 Rio2016_Sambódromo2  
Mais Brahma na Sapucaí. A cervejaria trocará antiga fábrica vizinha ao Sambódromo que é tutelada pelo Inepar e mais R$ 30 milhões por direito de construir 3 torres de 11 andares na região. Para a prefeitura, seria a oportunidade de adequar a avenida para a Olimpíada e, de quebra, ressuscitar o projeto original de Niemeyer. A Liesa, pelo que parece, não ficou muito satisfeita com a ampliação, pois a reforma implicaria na troca de camarotes por mais arquibancadas.
Mais detalhes em O Globo. Imagens são do projeto olímpico.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Domingo de cinzas

União da Ilha 2010 - Dom Quixote Quando, no fim de tudo, deveria ser descanso, vem pela frente mais trabalho. Que venham os moinhos.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carmen Miranda X Robocop

Gostei de algumas fantasias e alegorias da Portela, mas tenho que condordar que os robozinhos de Madureira estavam com a cintura um pouco dura. Mais gingado teve a pequena notável escola campeã, e, mesmo que digam que a lusitana Unidos da Tijuca voltou para 2010 americanizada, o título foi merecido. Apesar disso, Vargas, que viu o primeiro e único título da Escola até 2009, deve estar se revirando no túmulo.
Quanto à Portela, percebe-se quem nem todos estão preparados para um mundo ciborg. Da próxima vez que quiserem fazer um carnaval cibernético, consultem o engenheiro aeroespacial com vários títulos Renato Lage, que faz autômato até com pano. Quanto ao uso de tecnologia em outros carnavais, com destaque para a Unidos da Tijuca e o Salgueiro, veja aqui.

Imagens via Extra e O Globo.

Grande Feira Universal de Ciências da Sra. Sapucaí

2010 6Tipografia de Renato Lage no Salgueiro, participação da Intrépida Trupe.Neurônios Grande RioNeurônios da Grande Rio, sob olhar atento dos cabeçudos da Tim.   2010 3Amostra do DNA do Paulo Barros apresentado pela Grande Rio.
Astronauta na versão original da Grande Rio, 2001. A tentativa atual não saiu do chão durante o desfile por conta de um acidente.
Astronauta Grande Rio 2010
Imagens via Extra e O Globo. Sobre o astronauta da Sapucaí, aqui.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Verões nublados

Help

Quando o Rio de Janeiro, essa dominatrix gorda, veste seu esplendor de verão e entra no cio, não tem negociação, o jeito é obedecer e ir pra rua, revirando os olhos com desprezo pra quem diz preferir os dias nublados.
João Ximenes Braga

Não fui à Help, não segurei na alça do caixão do João do Rio, não frequentei os bailes de carnaval do Teatro Municipal, não beijei a boca da Eros Volúsia, sequer tirei a roupa na ilha da Luz Del Fuego. Sou quase um ermitão, trancado em mim mesmo, nas músicas dos cantores mortos, nas borboletas dos cronistas mineiros, e nas anotações taquigráficas das histórias que ouço ao telefone.
Joaquim Ferreira dos Santos

Para alguns, os dias são sempre nublados. João, 06.02.10 e Joaquim, 08.02.10, em O Globo. Imagem de Aline Jobim via Paralelos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Desfile animal

Charles Darwin
O nosso jurado especial do carnaval 2010, sr. Charles, avisa que foi um sucesso o desfile dos animais no zoo do Rio. O enredo foi: “Primeira Infância – Quando os Bípedes Rastejavam pela Terra”, e as fantasias de bebês foram as grandes vencedoras. Veja imagens, via Jhuly Johns:
SeaSnail flyRhinoGassydon

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A evolução do carnaval

darwin O nosso principal jurado carnavalesco, sr. Charles, apresenta os grandes vencedores do ano. No quesito evolução de enredo, os pequenos pokemons foram imbatíveis. Quanto à evolução de fantasia, eis os grandes destaques vencedores do Carnaval 2010:
disney-desperate-housewivesDesperates Housewives como  Princesas Disney
Mas o grande vencedor foi
Stitch_as_Yoda_by_liamjay

domingo, 14 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Deu na Bravo!

avatar na bravo

Avatar - O Triunfo da Imagem

No visual exuberante e no espírito inovador, Avatar é uma revolução comparável a "Guerra nas Estrelas". No enredo, os dois filmes exaltam um mesmo ideário: a contracultura dos anos 60, aqui.

samba-enredo na Bravo

Samba-enredo - A Memória Pop do Rio

Todo carioca viveu momentos marcantes ao som do samba-enredo. Do Maracanã ao YouTube, os hinos da escolas são a trilha sonora da cidade, aqui.