Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bela arte



"
A genialidade é uma reinvenção, por parte de alguém, das suas condições objetivas e subjetivas. Pessoas que sempre tiveram essas condições muito confortáveis (e a beleza é um dos elementos decisivos na determinação dessas condições) não têm razão para inventar outras. Tenho convicção de que isso é uma verdade, mas reconheço também que é uma verdade limitada. Penso em alguns artistas grandes — Dorival Caymmi, por exemplo — e me parece que essa grandeza não nasceu do antagonismo do mundo, mas da alegria espantada de estar nele.
"
Francisco Bosco

...

Adaptação de texto publicado em O Globo, que pode ser lido aqui. A imagem manipulada é de Batistão, e a escolhi por uma interrogação: o texto trata de genialidade, beleza, angústia e alegria. O que disso é Chico?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Patrimônio cultural coletivo


"
Concordo que devemos reforçar a ideia de free culture, mas me pergunto se não há algo de totalitário numa apropriação excessiva do indivíduo pelo público. Para um artista, a condução de sua obra é a narrativa de sua vida. O respeito ao indivíduo também é uma garantia fundamental de liberdade.
"
Francisco Bosco

...

Adaptação de texto de O Globo de 22.02.12. Aqui, a íntegra.
Imagem, via public intelligence.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retromania

"
Cada vez mais os produtos culturais se tornarão obras em progresso, sempre em modo 'beta', sem edição definitiva, ou com versão final logo transformada em matéria prima para remixagens eternas - vivemos um tempo em que o novo é resultado de um 'revival' ininterrupto de modas passadas.
"
Hermano Vianna, adaptado de O Globo de 23.12.11.



Texto, via Hermano Vianna.
Imagem, Capricho.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Polimentos à joia inacabada de Gaudi

No próximo domingo, o papa Bento 16 vai consagrar como Basílica o Templo Expiatori de La Sagrada Família. Resta saber quando ele será concluído, e se os espanhóis, afinal, querem concluí-la. Texto e imagem, Veja.

terça-feira, 21 de setembro de 2010