Mostrando postagens com marcador Filosofia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Filosofia. Mostrar todas as postagens

sábado, 11 de agosto de 2012

O mercado invadiu quase tudo


"
Estamos virando uma sociedade de mercado, adotando um estilo de vida no qual invadem quase tudo em nosso cotidiano. Minha preocupação é que isso nunca foi debatido. Escolhemos viver assim? O dinheiro deve valer mais do que outros bens e práticas sociais? Ele deve invadir, como vem invadindo, vida familiar, amizade, sexo, procriação, juventude, educação, natureza, arte, esporte e até como encaramos a morte? 
As famílias, as escolas, são um espaço ótimo. As crianças devem ter aulas de debate, devem ser estimuladas  pelos pais a pensar e discutir questões que afetam o seu dia a dia. O que acontece atualmente, em escolas, ou mesmo em famílias, é adultos substituírem o gosto pelo aprendizado por dinheiro.
"
Michael J. Sandel
...

Não há espaço para o debate e para pensar a vida quando a escola tem apenas duas opções: ou se preocupa com o mercado de trabalho, ou é depósito de jovens. Trecho adaptado da entrevista publicada em O Globo de 11.08.12

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Quando os esqueletos saem do armário

"
O professor Francisco Carlos Teixeira, como historiador, considera que o fundamental para se expor a verdade é abrir os arquivos do regime militar, sem se importar com o fato de que esses arquivos, na maior parte das vezes, revelam-se "uma porcaria".

"São informações de segunda ou terceira pessoas, baseadas em fofocas, sem interesse histórico". Ele lembra o historiador Carlo Ginsburg, que escreveu o livro "O queijo e os vermes", sobre a Inquisição, que dizia que quem usar fontes da Inquisição vai acabar comprovando a existência de bruxas.
"


Merval Pereira publicado em O Globo de 14.01.10 sobre a abertura de arquivos sigilosos de Estado. Para ler o texto completo, clique aqui.
...
Se você quizer a comprovação do que diz o sr. professor, veja o testemunho abaixo.
Isso é o que acontece quando se mistura o celeste com o terreno...