segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A máquina de sonhos

"
À sua volta toda o eu americano estava se reconcebendo em termos mecânicos, mas em toda parte escapava ao controle. Esse eu conversava constantemente sobre si mesmo, mal tocando em qualquer outro tópico. Uma indústria de controladores havia surgido para lidar com seus problemas de desempenho. A infelicidade era redefinida como falta de condicionamento físico, desespero como uma questão de bom alinhamento da coluna. Felicidade era comer melhor, distribuir os móveis mais racionalmente, era uma técnica de respiração profunda. Quando incendiários tocavam fogo no Ocidente, quando um homem pegava uma arma e começava a matar estranhos, quando uma criança pegava uma arma e começava a matar amigos, esse era o único assunto: o esmagamento dos sonhos em uma terra onde o direito de sonhar era a pedra fundamental da ideologia nacional, o cancelamento pulverizador da possibilidade pessoal em um tempo em que o futuro estava se abrindo para revelar panoramas de tesouros inimagináveis. Uma pergunta crucial, ignorada, não respondida, talvez irrespondível: isto aqui é tudo o que existe? O que é isto? Isto é tudo? As pessoas estavam despertando e entendendo que suas vidas não lhes pertenciam. Seus corpos não lhes pertenciam e o corpo de ninguém pertencia a ninguém tampouco. Não viam mais razão para não atirar.
"
adaptação de Salman Rushdie, em Fúria

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Toy Story

"
Você percebe que não tem nada, que não faz parte de nada, que só está usando as coisas um pouco. O mundo inanimado ri de você: você vai embora logo, mas ele fica. 
"
Waterford-Wajda,
pelas mãos de Salman Rushdie em Fúria

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Clube dos cafajestes



"
Alguém já disse que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas: quem não tem princípios morais costuma se enrolar em uma bandeira, e os bastardos sempre se reportam à pureza da sua raça. A identidade nacional é o último recurso dos deserdados.
" 
Citação de um livro do Umberto Eco por Flavio Gomes

sábado, 14 de janeiro de 2012

Farol de Ulisses


"
A estreita cumplicidade entre iluminismo, mitos, dominação e natureza: o excesso de luz, em vez de iluminar, cega.
"
Adaptado de José Castello

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Wasted love


Pra quem já tinha visto tantos filmes do John Hughes, faltava 'O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas', do Joel Schumacher. O 'Clube dos Cinco' cresceu, amadureceu e começou uma nova etapa, a vida de adulto. Curiosamente, no mesmo ano - ambos são de 1985. Como a adolescência é a época em que tudo muda muito rápido, nada mais adequado. Aliás, já estamos em 2015?

...

Ah! A garota de rosa shocking não está presente, mas o namorado dela está.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Destino manisfesto

"
A famosa fotografia do escritor norte-americano Ernest Hemingway sentado à beira de um lago com seu filho Gregory foi tirada em Sun Valley, nos EUA, em 1941, pelo fotógrafo Robert Capa (1913-1954). Hemingway costumava dizer que passava boa parte do tempo atirando em animais para não ter que atirar em si mesmo. Vinte anos depois dessa foto, na manhã do dia 02 de julho de 1961, Ernest Hemingway se matou com uma espingarda de caça disparando contra si mesmo.
"
Fernando Rabelo, no Facebook.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Message in a bottle

Parafraseando Will Freeman, todo homem é uma ilha, com um intenso tráfego de garrafas.

...

Imagem, debaird.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retromania

"
Cada vez mais os produtos culturais se tornarão obras em progresso, sempre em modo 'beta', sem edição definitiva, ou com versão final logo transformada em matéria prima para remixagens eternas - vivemos um tempo em que o novo é resultado de um 'revival' ininterrupto de modas passadas.
"
Hermano Vianna, adaptado de O Globo de 23.12.11.



Texto, via Hermano Vianna.
Imagem, Capricho.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A pedagogia da marquetagem



"
Governos que pagam mal aos professores, que não têm programas sérios de capacitação dos mestres, onde escolas estão caindo aos pedaços, descobriram que a compra de equipamentos eletrônicos é um bálsamo da pedagogia da marquetagem. Cria-se a impressão de que se chegou ao futuro sem sair do passado.
"
Elio Gaspari. Texto abaixo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012