O grande herói de 2009 está de volta, e promete 60 gols na temporada. Cuidado que o Fred vai te pegar...
Esse é o homem com espírito de escorpião que voltara, depois de toda a crise física e psicológica que viveu, para liderar a grande arrancada salvadora tricolor.
Para recomeçar o ano, relembro o relato, angustiado, que troquei platonicamente com o blog do Juca Kfouri durante aquilo que parecia ser, para mim, o fim dos tempos. Abaixo, está o diário de um torcedor apaixonado que vai do desengano ao júbilo em três meses.
26.10.09 (logo após o empate de 1x1 com o Goiás, mandei o texto para o Linha de Passe, da ESPN. O Flu estava invicto a três partidas, mas eu já tinha perdido a paciência.)
Caros amigos, esta é uma carta de despedida. Acompanho vocês há bastante tempo, mas não mais. Sou um tricolor que, quando voltávamos da 3a divisão, vaticinei como falso profeta para um velho pai (sempre tem um nessas histórias) que o nosso clube acabaria em 10 anos. Torcida pequena para encher estádios em épocas que os governantes não ligam para segurança, que dirigentes precisam de bandidos organizados e cambistas não compram ingressos; pequena para atrair patrocinadores em épocas que a mídia se contenta com o mercado paulista; pequena para chamar a atenção de dirigente, atleta e empresário (de qualquer segmento do futebol) que queira, além de faturar uma boa grana, realizar a façanha de fazer acontecer o tal do bom futebol. Não é que me enganei? Conseguimos um ilustre torcedor que fez com que sobrevivêssemos esse tempo, e ainda realizássemos algumas proezas. Mas seu legado é de barro. Nada sobrará. Sofremos constantemente com times risíveis, zonas tenebrosas e conquistas vazias. Aprendemos a desejar sermos o 4o! O grande sonho latino-americano se realizou! Tudo o que queremos agora é dividir a telinha com equatorianos, venezuelanos, chilenos e o Boca. E só. Os pontos corridos estão tão corridos que só os enxergamos de longe, inalcançáveis que estão. Cansei. Não precisam ler minha mensagem. Cancelei o cabo, já não os vejo mais. Cancelei os jornais, já não os leio mais. Depois da Economia Única e da política do dólar na cueca, só me faltava o Horcades na vida. Um abraço a todos.
29.10.09 (Logo após a vitória de 2x1 sobre o AtléticoMG.)
Caro Juca, imagino quanta emoção não estão sentindo as torcidas de flamengo e atlético, pretendentes ao título, perdendo para Barueri e para o meu tricolor. Ô campeonato em que os últimos decidem pelos primeiros!
03.11.09 (Como o Juca fizera um texto sobre política usando como imagem um FlaxFlu, faço um comentário sobre isso, falo do Paysandu carioca já extinto e, de passagem, comento sobre o Sobrenatural de Almeida citado sobre a vitória de virada sobre o Cruzeiro de 3x2.)
Caro Juca, é bom dividir o universo do futebol com alguém que enxerga além da esquina. Melhor que isso, só mesmo perceber que aquilo que pertence ao imaginário de uma tribo seja partilhado por tantos. Afasto-me da política e retorno ao futebol: flaflus, sobrenaturais, vencerouvencer, que nos são tão caros, estão na boca de tantos. Parece exagero de minha parte, mas pergunte a um torcedor do Payssandu o que ele acha. Por isso, fica perdoado o esquecimento generalizado do pobre do gravatinha (que, cá pra nós, seria um mascote melhor que o sujeito de cartola enorme).
08.11.09 (Dia da vitória sobre o Palmeiras, sete partidas invicto, caminhando na Sul-americana.)
Caro Juca, depois de tanta felicidade tricolor, só duas coisas a dizer: primeiro, se formos campeões da sulamericana e salvarmos a alma, a camisa das diagonais deveria ser tombada; segundo, Conca e Fred na seleção!
15.11.09 (Vitória sobre o AtléticoPR.)
Caro Juca, quem diria que, depois de tantas decepções, o tricolor se tornaria a sensação do campeonato! Vitórias heróicas, grandes jogadas, jogadores decisivos! Conca e Fred estão sobrando! O Fluminense caminha para o fim de um ciclo, que se iniciou na Libertadores de 2008 e terminará na Sulamericana de 2009. Tomara que o Gravatinha vença o Sobrenatural no final! Só imagino o seguinte: se o Fla não for o campeão, e sim o Bayer do PVC, quem será considerado o jogador do campeonato? Algum palpite? Bom, como você muito bem disse, finalmente traduzimos algo da nossa tradição. Como numa boa história de suspense, aguardamos ansiosos pelo final.
25.11.09 (Após a derrota de 5x1 para a LDU.)
Caro Juca,o Bezerro foi imolado. Na campanha da Libertadores passada, comemorei muito com minha filha, ainda na barriga da mãe, as vitórias do meu fluzão. Ao final, fiquei orgulhoso de ser tricolor. Mas não desceu pela garganta o que o sr. Horcades fez com a torcida no episódio dos ingressos. Desde então, tudo deu errado. Campanha sofrida no resto da temporada, pífia no carioca, ridícula no brasileiro deste ano. Até que retornou o orgulho de ser tricolor - time aguerrido, vitórias heróicas, jogadores decisivos. Ao final do ano, parecia que o mandato do sr. presidente acabaria maravilhoso. Foi preciso que cortássemos na carne para que as coisas voltassem ao seu devido lugar. Rezo para que essa derrota tenha sido apenas a purificação que precisávamos para podermos continuar nossos rumos, zerando as dívidas com o passado. Um ciclo está chegando ao fim. Força, tricolor.
03.12.09 (Dia da partida decisiva, com vitória de 3x0, vice-campeões.)
Caro Juca, o veneno foi expurgado! A torcida lavou a alma do sofrimento vivido neste ano, glorificando o amor pelo clube das três cores, amor pela dignidade, pela luta, pela esperança! A festa de ontem foi a celebração do futebol e da emoção que nos desperta. Nenhum dirigente carregará título em seu currículo, nenhum patrocinador comemorará seus investimentos, nenhum programa midiático produzirá especiais, nenhum fornecedor venderá camisas limitadas. Apenas os torcedores, e os jogadores que entenderam isso, celebrarão, no interior de suas casas, abraçados a suas famílias, o orgulho de ser tricolor. O salão de troféus está vazio, mas nossos corações estão repletos da alegria que só o futebol, esta arte, liturgia, sabedoria, ciência ensinada por nossos pais, é capaz de trazer. Só nos resta uma última batalha, longe de nossas fronteiras, para retornarmos para casa para o descanso dos justos, e começarmos a sonhar com um amanhã melhor. Força, Tricolor!
06.12.09 (Último jogo, empate com o Curitiba, permanência na primeirona.)
Caro Juca, apesar de tanto sofrimento, os últimos dias foram de alegria e orgulho tricolor. Tudo que levaremos deste ano será a certeza que o torcedor foi respeitado pelos jogadores que entenderam a missão que tinham. Fiquei tão ambicioso no final que cheguei a sonhar com a taça João Saldanha ou uma vaguinha na Sudamericana. Pergunte agora a um tricolor se esse torneio não é importante. Mas, como tudo que é tricolor, tínhamos que sofrer até o último lance. A felicidade se completou com a alegria carioca, já que mantivemos o Bota ao nosso lado e o Fla foi campeão. Ainda bem que o Porco não é de nada. Fiquei apenas com uma dúvida no final: Fla foi o time com o maior número de pontos no returno, junto com o Cruzeiro. O Flu foi o terceiro. O Fla acabou campeão, o Cruzeiro na Libertadores, e o Flu na 1a. A dúvida é: você confirma que, hoje, o Fla é o melhor time do Brasileiro? Outra (vale consultar o PVC): algum outro campeão tomou, no mesmo campeonato, 5 gols de um e 4 de outro rebaixado?
Sem data (Depois de uma série de bobagens de seu presidente, o Palmeiras perdeu a vaga para a Libertadores.)
Caro Juca, o sr. Horcades é tão sortudo que o sr. Belluzo conseguirá levar o título de cartola destaque 2009. Sua bela atuação nos últimos dias será creditada na conta do belo resultado que o Palmeiras alcançou, classificando-se para a Sudamericana. Por falar em cartola, gostaria de solicitar sua ajuda para iniciar uma campanha contra o mascote do Flu: cartola é uma ova! Deveria ser o Gravatinha, tão importante nas últimas rodadas - só não contávamos que o Almeida renderia mais na altitude. Se bem que, pelo BR09, estaríamos mais pra Fênix que qualquer outra coisa. Pela moralidade Tricolor, Juca, vamos escorraçar esse cartola dos símbolos tricolores! Conto com sua força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário