Acolhida
Começamos o dia conversando sobre o Conselho de Classe e a avaliação que foi feita sobre a turma. Destacamos pontos positivos e negativos de maneira geral, nos preparando para avaliações específicas.
Problematização
Elisson fez a leitura da avaliação que ele e Renata fizeram sobre a Comemoração do dia 02.05. Destacou os pontos negativos: nem todos trouxeram o que foi pedido; não respeitaram a distribuição dos alimentos; deixaram a sala muito suja. Pedi que refletissem, então, sobre os pontos positivos. De forma geral, acharam que não houve nenhum ponto positivo. Aos poucos, surgiram algumas observações: Ludmilla destacou que essa era a primeira festa; Lucas Silva comentou que vários cumpriram o que foi combinado; Mayara lembrou que a turma teve tolerância com quem não colaborou. Comentei sobre a importância da idéia de evolução, e que esperávamos que a próxima seja melhor que essa.
Aproveitei para lembrar Ludmilla sobre a avaliação da visita ao Museu do Índio, e comentei que havia uma evolução da turma quanto a postura adequada a um aluno, mas que ainda cometiam falhas muito graves, normalmente no que se refere ao respeito com o próximo. Assim foi na visita ao Museu, com um comportamento muito bom em grande parte da atividade, mas que em alguns raros momentos quase botaram tudo a perder.
Destaquei para turma que alunas como Mayara, Carolina e Natália pouco evoluíram: começaram bem e mantiveram a postura. Outros, já conhecidos do ano passado, apresentaram melhoras, como Thaíza, Marcos Paranhos, Cláudio, Wesley, Daniel, Lucas Silva, Lucas Moura, Ítalo, Edson e Elisson, mas que ainda apresentavam graves problemas de agressividade, principalmente verbal.
Durante a conversa, Elisson e Ítalo, por discussão, e Gabriel, por falar demais, receberam multa de silêncio.
Destaquei também que não bastava o envolvimento com as atividades, mas que precisavam dedicar-se mais aos aprendizados. Pedi, então, que terminassem a carta à professora Mônica sobre a visita, que deveria ser feita no Memorial.
Pós-recreio
Elisson e Renata ficaram responsáveis sobre o cartaz da avaliação da Comemoração de maio;
Ludmilla, Claudemir, Lucas Silva, Ítalo, Lucas Freitas ficaram responsáveis pela avaliação da visita; Mayara, Carolina e Rodrigo ficaram responsáveis pela pesquisa sobre os Karajás e os povos do Oiapoque; Natália e Moura ficaram responsáveis pela organização do mural. Edson e Marcos Paranhos ficarão responsáveis pela arrumação da caixa Memorial. Cláudio, Daniel, Márcio e Leandro estão responsáveis pela limpeza. Wesley e Yuri estão responsáveis pela síntese do dia de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário