quinta-feira, 29 de abril de 2010

Shangai Expo 2010

Entre 1 de Maio e 31 de Outubro de 2010 realiza-se, na cidade de Xangai, China, a Exposição Universal – World Expo 2010 Shanghai, que irá atrair governos e povos de todo o mundo. A Exposição tem por tema "Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida", representando, assim, o desejo comum de toda a humanidade por uma vida melhor nos ambientes urbanos do presente e do futuro e uma preocupação central da comunidade internacional para a futura elaboração de políticas e de estratégias urbanas de desenvolvimento sustentável.
 Desde 1851 (ano em que se realizou, em Londres, a Grande Exposição da Indústria de Todas as Nações) que as Exposições Mundiais têm vindo a atingir uma crescente proeminência enquanto grandes eventos de desenvolvimento económico, científico, tecnológico e de intercâmbio cultural. Actualmente, constituem-se como importantes plataformas de partilha da experiência histórica e de promoção de troca de ideias inovadoras, enaltecendo o espírito global da humanidade e perspectivando o futuro.
A comunidade internacional, ao apoiar a candidatura da República Popular da China, reconheceu o emergente papel deste país na vida mundial, tornando possível que a Expo Shanghai 2010 se constitua como um pólo excepcional de estreitamento dos laços culturais, económicos e sociais dos povos de todo o mundo, e um lugar privilegiado de debate integrado do papel das cidades e da imprescindível melhoria da qualidade de vida urbana.
A Expo 2010 Shanghai será um grande evento que irá explorar o potencial da vida urbana no século XXI. A vida nas cidades surge como um tema cada vez mais premente, dada a evolução exponencial da população que aí reside: se em 1800 apenas 2% da população mundial vivia nas cidades, em 1950 esse valor aumentou para 29% e, no ano 2000, atingiu quase metade da população mundial. Até 2010, conforme o estimado pela Organização das Nações Unidas, 55% do total da população humana viverá nas cidades.Através de diferentes abordagens, a Expo 2010 Shanghai irá criar projectos para o futuro das cidades e para a harmoniosa coexistência de estilos de vida urbana, proporcionando o que se pretende que venha a constituir uma extraordinária e divertida plataforma educativa para os visitantes de todas as nações, contempladora dos seguintes aspectos:
- Mistura de diversas culturas na cidade
- Prosperidade económica da cidade
- Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade
- Remodelação das comunidades na cidade
- Interacções entre as zonas urbanas e rurais
- Dados mais relevantes da Expo 2010 Shanghai:
  • Recinto de exposição: 528 ha
  • Países participantes esperados: 192
  • Organizações internacionais: 50
  • Duração da exposição: 184 dias – de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2010
  • Previsão de visitantes: 70 milhões

Texto postado em Portugal Expo 2010. Imagens, Shangai Expo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário