sábado, 2 de janeiro de 2010

O fotógrafo de Hitler


O Globo deste sábado publicou matéria sobre Hugo Jaeger, fotógrafo que acompanhou Hitler entre 1936 e 1943 e registrou a devoção do povo alemão pelo Führer. As fotografias foram vendidas para a revista Life na década de 1960 e publicadas apenas em junho de 2009. O acervo não só preserva a memória de uma época como exemplifica as estratégias de criação da imagem de um líder carismático. Veja o arquivo da Life aqui.
O texto chama a atenção para o fato de que, já na época, Jaeger produzia material colorido, primeiramente as fotografias e posteriormente filmes, neste caso usando tecnologia pioneira de empresas como a Kodak ou a alemã Agfa, empresa que pertencia ao grupo responsável pela produção do gás utilizado no campo de concentração de Auschwitz, aquele mesmo do qual foi furtado o letreiro do portão de acesso de dizeres tão inspiradores, O Trabalho Liberta.


Se o trabalho liberta, o roubo termina em prisão. Pelo menos na Polônia... Desejo muita liberdade a todos em 2010. Imagens de Auschwitz antes e depois do furto via Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário